Menu
O Anel de Ferrara é uma prótese que é implantada na córnea com objetivo de corrigir a deformidade da curvatura corneana. É causada por doenças como o ceratocone, a degeneração marginal perlúcida e outras. Visa estabelecer uma superfície corneana mais regular, resultando em melhora da visão com auxílio de óculos e/ ou lentes de contato. O anel também pode ser útil para retardar a progressão da doença.
Ele é feito de acrílico, material com baixo índice de rejeição.
O uso do Anel de Ferrara é contra indicado em pacientes com córneas muito comprometidas e com cicatrizes extensas, nestes casos o transplante é o tratamento mais indicado.
Rápido retorno às atividades cotidianas e uma visão mais natural em relação àquela fornecida pelo transplante de córnea. O Anel de Ferrara tem um design ideal para permanecer no olho, com baixo índice de extrusão (expulsão) deste anel da córnea. Mas, caso isso ocorra, os anéis podem ser retirados.
● Pacientes portadores de ceratocone intolerantes a lentes de contato;
● Paciente portadores de ceratocone em evolução;
● Síndrome de Hartstein;
● Astigmatismo pós ceratoplastia penetrante;
● Ectasias corneanas istrogênicas pós cirurgias refrativas (PRK, LASIK);
● Astigmatismo irregular pós ceratotomia radial;
● Degeneração marginal pelúcida.
A incidência de complicações é muito baixa( em torno de 3%) . Além disso, as complicações são, geralmente, tratáveis e reversíveis, conferindo boa segurança ao procedimento.
● É realizada com anestesia tópica (colírios), em regime ambulatorial;
● Reversibilidade: o anel pode ser removido e a córnea retoma suas dimensões originais pré-implante;
● Reajustabilidade: o anel pode ser substituído ou reposicionado caso necessário para melhora do resultado obtido;
● Estabilidade: os resultados se mantêm ao longo do tempo;
● Previsibilidade: os resultados são reprodutíveis;
● Preserva a integridade do órgão, por tratar-se de uma técnica de adição, preservando a região nobre da córnea, que é o eixo visual;
● Preserva a asfericidade positiva da córnea, que é uma característica óptica importante para minimizar aberrações do sistema e permitir uma melhor acuidade visual.