Menu
A cirurgia de catarata é definitiva, mas isso não significa que outras estruturas do olho também possam sentir o impacto do passar dos anos. Para isso que serve a capsulotomia.
Esse procedimento é, de certa forma, parecido com a cirurgia de catarata,pois promove uma ‘limpeza’ do olho.
Mas a técnica é simples, não invasiva e sem necessidade de internação. Continue a leitura para entender mais!
A capsulotomia é um procedimento que remove a opacidade presente em uma cápsula do olho, que protege o cristalino, nossa lente natural. Essa mancha pode surgir no pós-cirúrgico de catarata, mas o laser é capaz de retirá-la, deixando a membrana ocular transparente de novo.
A catarata ‘que volta’ depois da cirurgia — ou catarata secundária — é essa opacidade que leva à utilização da capsulotomia posterior por YAG laser.
Ou seja, não é que a catarata volte. Na verdade, é uma complicação da cirurgia de catarata que, embora tenha se tornado cada vez menos frequente devido ao avanço das técnicas cirúrgicas, ainda pode acontecer.
Você lembra de como é feita a operação de catarata, tão comum entre os idosos?
O cirurgião faz um corte na cápsula anterior do cristalino, aspira a catarata e substitui essa cápsula pela lente artificial. Essa lente, geralmente feita de acrílico, fica apoiada justamente na cápsula posterior — a membrana que abriga o cristalino, na parte de trás.
Porém, assim como o cristalino, essa cápsula também pode perder sua transparência. Daí a necessidade desse tratamento com laser que, inclusive, é conhecido também pelos pacientes como limpeza da lente.
YAG é um acrônimo que, do inglês, significa Ítrio, Alumínio e Granada (Ytrium, Aluminium e Garnet) — os elementos ativos do laser que são, naturalmente, invisíveis a olho nu.
A tecnologia foi desenvolvida nos anos 70, na Suíça, para fazer cortes no globo ocular sem colocar o paciente em um procedimento cirúrgico.
Naquela época, o procedimento poderia gerar outras complicações, como aumento transitório da pressão intraocular e dano na lente artificial.
Porém, de lá para cá, houve bastante evolução nessa área e os riscos são consideravelmente mais baixos.
Diferente do nome complicado, a capsulotomia a laser é um procedimento simples, indolor, rápido e não invasivo.
No consultório mesmo, o médico oftalmologista dilata a pupila do paciente com um colírio e, em alguns casos, também aplica gotas de um anestésico. Depois, o profissional aciona os disparos do laser.
Os pulsos de energia, microscopicamente, causam explosões na cápsula, limpando toda a opacidade.
Depois desse procedimento, que leva cerca de 5 minutos, a luz volta a passar sem interferências e chega à retina — o que resulta em uma visão limpa e nítida.
O paciente não necessita de período de recuperação depois do procedimento, ou seja, pode realizar suas atividades normalmente.
Normalmente, o procedimento é feito apenas uma vez. Mesmo que seja feito em apenas um olho — pois pode acontecer de apenas a cápsula de um olho ficar manchada.
Mas o paciente pode apresentar dificuldades para enxergar, após o procedimento. Geralmente ocorre em um período muito recente da capsulotomia.
Inclusive, é normal, sobretudo nos primeiros 15 dias, que apareçam moscas volantes devido aos resquícios da cápsula, que flutuam no meio líquido do globo ocular.
Mas se o sintoma permanecer, nesses casos, a capsulotomia YAG laser pode ser repetida. O objetivo, nessas situações mais incomuns, seria de ampliar o espaço, ou seja, limpar uma área maior. Mas o médico também pode optar por investigar outras estruturas, como a retina.
No geral, são poucas restrições.
O ideal é suspender os exercícios físicos por pelo menos uma semana e utilizar os colírios prescritos pelo médico.
Não há contraindicação para se expor ao sol e você pode realizar praticamente todas as atividades da vida normal.
Sintomas como dor e queimação, por outro lado, não são esperados. Se acontecer, é aconselhável consultar um médico.
O sentido da visão é uma das nossas funções mais importantes e, felizmente, há procedimentos que podem melhorá-la, sem cortes e complicações. A capsulotomia é um deles, pois possibilita a recuperação da visão mesmo para quem já chegou à idade avançada.
O que você achou de entender um pouco sobre esse procedimento? Compartilhe esse texto com alguém que também precisa conhecer os benefícios da capsulotomia!