A mudança de alguns costumes pode resultar em uma melhora da qualidade de vida. Neste caso, hábitos como: fumar, comer besteiras entre as refeições e o alto consumo de bebidas alcoólicas tendem a aumentar o fator estresse, prejudicar o organismo e, acima de tudo, diminuir a expectativa de vida.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo com alguns hábitos saudáveis que garantem maior qualidade de vida e bem-estar. Se prepare, pois o intuito deste artigo é fazer com que você vá largando os maus costumes e aprenda a viver melhor! Vamos lá!
1 – Durma bem
Procure ter sempre uma boa noite de sono. Embora o recomendado seja dormir 8 horas por dia, o organismo de cada um necessita um período de descanso diferente, sendo alguns mais e outros menos. Por isso, só você será capaz de dizer quantas horas precisa descansar para se sentir realmente bem. Também é bom frisar que quantidade de sono e estresse são dois fatores relacionados. Isso porque, quando não dormimos bem, os hormônios responsáveis pelas sensações de disposição e bem-estar sofrem alterações, o que afeta diretamente o nosso humor.
2 – Tenha uma boa alimentação
Não adianta apenas comer muito, é preciso comer bem. Para tal, não é necessário visitar um nutricionista de cara.
A pessoa que decide mudar de vida precisa dar o primeiro passo, que é parar de comer tudo aquilo que faz mal. Para isso, ninguém precisa ser especialista para entender que produtos industrializados, embutidos, refrigerantes e doces são considerados alimentos ricos em carboidratos e calorias vazias. Não é mesmo?
Portanto, a primeira coisa a ser feita é começar uma reeducação alimentar, cortando todo e qualquer tipo de alimento que não agrega valor nutricional.
3 – Se exercite
Seja por preguiça ou falta de tempo, a verdade é que as pessoas criam com facilidade justificativas para não se exercitar. Tanto é que a inatividade física afeta 47% da população brasileira, como mostram dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Isto é, quase metade dos brasileiros não faz nenhum exercício!
É bom destacar que se exercitar não é apenas para quem quer perder peso, mas uma questão de saúde. Ao melhorar o preparo físico, o seu corpo ganha mais disposição. Além disso, o sistema imunológico fica fortalecido, evitando o surgimento de doenças. Também é bom lembrar que o exercício libera endorfina no corpo, hormônio responsável pela sensação de prazer. Por fim, ainda reduz os níveis de estresse e ajuda a combater a insônia.
4 – Diminua o consumo de álcool e tabaco
Como sabemos, o tabagismo, assim como o alcoolismo pode matar. A confirmação se dá por meio da mais recente pesquisa sobre álcool e fumo. De acordo com o estudo realizado pela Society for the Study of Addiction, o alto consumo do álcool atinge quase 20% da população, enquanto o tabagismo atinge 1 em cada 7 pessoas.
Neste caso, os dois têm impacto no sistema de saúde, pois influenciam na queda de produtividade e até em consequências trágicas, como, por exemplo, acidentes de trânsito ou câncer de pulmão, língua ou garganta.
Quando se pensa no consumo destes no decorrer da vida, o excesso de bebida e cigarro pode alterar a pressão sanguínea, afetando o músculo cardíaco e consequentemente aumenta o risco de desenvolver diabetes.
Ao diminuir o consumo de ambos, o indivíduo tende a se sentir melhor, pois a boa prática diminui o estresse, aumenta a qualidade de vida e garante o bem-estar e relacionamento interpessoal.
5 – Relaxe
Verdade seja dita, é comum encontrar pessoas que possuem uma rotina estressante, seja por trabalho, deslocamento em transporte público ou simplesmente porque têm que resolver problemas do dia a dia. Por isso é tão importante separar uma parte da sua rotina para relaxar. O ideal é usar esse tempo para se dedicar a algo que goste, seja ver série, ler livro, ouvir música, fazer trabalho manual ou jogar jogo. Outra opção é se dedicar ao completo ócio, o que acaba funcionando como uma espécie de meditação, ajudando a acalmar a mente.
Gostou destas dicas? Confira nossos outros artigos, temos ótimas dicas para você!