A catarata é um problema bem comum em pessoas mais velhas. Em sua maioria, a doença atinge 17% das pessoas com até 65 anos e 47% dos que têm entre 65 e 74 anos. Segundo o Ministério da Saúde, por ano são realizadas mais de 450 mil cirurgias de catarata no Brasil.
E, por mais que a catarata seja um problema “comum”, muitas pessoas ainda possuem grandes dúvidas sobre o que esta doença pode causar. Por isso criamos este artigo, para sanar todas as suas dúvidas em relação a esta doença.
Qual idade mais frequente para ter catarata?
É comum que as pessoas mais velhas tenham catarata. Em boa parte dos casos, por volta dos 60 anos, mas isso não quer dizer que pacientes mais jovens não possam ter a doença. Outro fator importante é que a catarata também pode ocorrer em recém-nascidos, pessoas com traumas oculares, entre outras situações.
É verdade que a catarata acomete sempre os dois olhos?
Em sua maioria, a catarata senil é bilateral, ou seja, acomete os dois olhos em momentos distintos da vida. Mas isso não quer dizer que seja uma regra.
Depois do desenvolvimento da catarata, quanto tempo a pessoa deve esperar para fazer a cirurgia?
Não existe um tempo ideal para realizar a cirurgia de catarata, mas, quanto mais você demorar para realizar a cirurgia, mas a catarata fica densa, o que complica o procedimento e aumenta a possibilidade de complicações.
Devo operar os dois olhos simultaneamente ou um de cada vez?
Essa pergunta é bem complexa, uma vez que só o cirurgião poderá indicar a melhor opção para cada caso. O recomendado é aguardar em média 48 horas entre um procedimento e outro, pois a recuperação do primeiro olho servirá como base para a próxima cirurgia.
É preciso dar pontos na cirurgia de catarata?
A cirurgia é realizada através de uma pequena incisão de aproximadamente 2,20mm, sendo assim, não é necessário sutura ao seu término, porque cicatriza rapidamente devido sua incisão auto-selante. Mas, se o oftalmologista especialista nesta cirurgia achar necessário dar um ponto na incisão, o mesmo poderá ser removido em poucos dias.
A catarata pode voltar depois da cirurgia?
Depois de operada, a catarata não volta. O que pode ocorrer é uma opacidade da cápsula posterior, que fica atrás da lenta que é implantada. Para sanar este problema, é realizado um procedimento chamado capsulotomia, mais conhecido como “limpeza de lente”. Este processo é indolor, feito no consultório e remove de maneira simples essa opacidade, assim reestabelecendo a visão normal.
É possível corrigir o grau dos óculos com a cirurgia de catarata?
Sim, é possível. As lentas intraoculares são implantadas com o objetivo de substituir o cristalino humano que estava opaco em decorrência da catarata. Atualmente, as lentes disponíveis no mercado permitem a correção de outros problemas oculares além da catarata, como a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e também a presbiopia ou como é conhecida popularmente, vista cansada, desta maneira tornando a maioria dos pacientes totalmente independente dos óculos.
Como será minha volta às atividades após a cirurgia da catarata?
Sobre a recuperação, ela é progressiva, e o paciente não deve fazer esforço físico intenso. Evite piscinas, rios ou o mar por alguns dias. Coçar e apertar os olhos também deve ser evitado.
Caso você esteja com 65 anos ou mais, visite seu oftalmologista e faça seus exames. Esta é a melhor maneira de prevenir possíveis problemas e prevenir problemas mais graves no futuro.
Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).