Conheça 5 Doenças dos Olhos hereditárias

Conheça 5 Doenças dos Olhos hereditárias

Compartilhar

Como sabemos, doenças hereditárias são aquelas transmitidas geneticamente de pais para filhos. Existe uma estimativa de que, cerca de 4 mil doenças são hereditárias, sendo que, um terço delas – em terno de 1.330 – afetam, de alguma forma, os olhos.

Algumas dessas doenças são raras e podem levar sérias complicações ao paciente, inclusive a cegueira. Outras, aparecem com mais frequência na população, enquanto algumas podem ser tratadas mais facilmente.

Neste artigo vamos falar sobre algumas doenças relacionadas a hereditariedade e sobre a importância do diagnóstico precoce para reduzir os danos e preservar a visão.

 

Ceratocone

Se manifestando em adolescentes e adultos jovens, o ceratocone é uma doença difícil de diagnosticar nos seus estágios iniciais, uma vez que a mesma não apresenta sinais clínicos específicos.

Já nos estágios mais avançados, o afinamento e dilatação da córnea são visíveis, aparecem opacidades e há uma grande perda de visão que só é possível corrigir com o uso de lentes de contato rígidas.

Em alguns casos, existem pacientes que precisam de um transplante de córnea.

 

Glaucoma

Um dos fatores de risco para que uma pessoa desenvolva glaucoma é o histórico familiar. Como sabemos, o glaucoma é uma doença silenciosa e normalmente acomete pessoas mais velhas. Em casos raros, algumas crianças podem desenvolver a doença, o chamado glaucoma congênito ou infantil.

Além dos fatores genéticos, o problema também pode ser causado por lesões, vasos sanguíneos bloqueados e doenças inflamatórias.

A forma mais eficaz de diagnosticar o problema é medindo a pressão ocular nas consultas rotineiras ao oftalmologista.

 

Catarata

Isso mesmo. Mas calma, tem uma explicação para a catarata estar aqui. Quando falamos de catarata congênita, ela sim, pode ser hereditária. No entanto, a causa mais comum ainda está ligada ao processo normal de envelhecimento do cristalino, conhecida como catarata senil.

 

Ametropias

As ametropias que englobam problemas como miopia, astigmatismo, hipermetropia ou presbiopia são transmitidas geneticamente e de forma dominante. Explicando de forma clara, os pais que tenham algum tipo de ametropias vão transmitir a condição para seus filhos. Este problema causa um erro refrativo da luz que chega aos olhos e formam as imagens.

Em geral, esses problemas são de baixa gravidade e podem ser corrigidos com óculos, lentes de contato ou cirurgias refrativas.

 

Daltonismo

O daltonismo também é uma doença hereditária e ocorre pela transmissão de uma lesão no cromossomo X, ou seja, é transmitido pela mãe.

Existem 3 tipos de daltonismo, todos ligados as três cores básicas – vermelho, verde e azul – e atingem em média uma pequena parcela da população, cerca de 0,5% das mulheres e 5% dos homens.

Como sabemos, o daltonismo não tem cura, nem tratamento, contudo existem óculos especiais que auxiliam as pessoas a distinguir cores semelhantes, assim minimizando as consequências.

Vale frisar que o daltonismo não tem nenhuma relação com outras doenças oftalmológicas e não evolui.

 

Cuidar das sua visão e dos seus olhos é de extrema importância. Por isso, saber quais doenças são hereditárias é um grande diferencial na hora de cuidar da vista.

Por isso, visite o oftalmologista com frequência e garanta a saúde dos seus olhos.

Se gostou do artigo, confira os outros temas que estão em nosso blog, siga nosso perfil nas redes sociais e divulgue com seus amigos.

Compartilhar

Fique por dentro de nossos artigos sobre Saúde e Vida Saudável

Cadastre seu e-mail

Leia também

Preencha o Formulário abaixo e solicite seu Pré-agendamento

Antes de entrar em contato nos informe seus dados abaixo: