Você já ouviu falar sobre a úlcera de córnea? Essa ferida surge na córnea do olho e causa uma inflamação que gera dor, sensação de algo preso no olho e até mesmo visão embaçada. Na maioria dos casos, podemos identificar uma pequena mancha esbranquiçada ou vermelhidão no olho da pessoa que está com esse problema.
Mas como essa ferida surge nos olhos das pessoas? Tem tratamento? O que deve ser feito? Se você quer saber as respostas para todas essas perguntas, continue lendo este artigo. Nele iremos explicar detalhadamente sobre este problema e quais medidas a pessoa deve tomar, caso tenha.
Quais as causas da Úlcera de Córnea?
A úlcera de córnea pode ser causada por bactérias, fungos, protozoários, vírus ou ação de uma substância química. Em alguns casos, ela pode ser causada por microtraumas, corpo estranho no olho, uso excessivo ou inadequado das lentes de contato e também pelo hábito de dormir com elas.
Em alguns casos, a pessoa pode ter esse tipo de úlcera mesmo sem infecção, devido as pálpebras não fecharem completamente, o que evita a proteção constante e não umedece a córnea direito.
Sintomas
Como falamos no início deste artigo, os sintomas da úlcera de córnea variam, eles podem resultar em vermelhidão nos olhos, dor, sensação de corpo estranho no interior do olho, hipersensibilidade a luz intensa, secreção lacrimal e desconforto.
Na maioria dos casos, a úlcera surge como uma mancha branca ou opaca e cinzenta. Em alguns casos, elas comprometem toda a córnea e podem penetrar em profundidade. Vale frisar que pode haver acúmulo de pus atrás da córnea, formando uma camada branca na parte inferior da córnea (chamada hipópio). Quanto mais profunda a úlcera, mais graves serão os sintomas e as complicações.
Como confirmar o diagnóstico
Para diagnosticar a úlcera de córnea, a pessoa deve realizar um exame no oftalmologista que utiliza um microscópio especial para avaliar as estruturas do olho. Durante o exame, o médico pode aplicar um corante que facilita a observação de feridas no olho, o que facilita a descoberta de uma úlcera.
Caso seja identificada uma úlcera no paciente, o médico retira algumas células próximas da úlcera para identificar se existem bactérias, vírus ou fungos que possam estar causando uma infecção. Esse processo geralmente é feito com anestesia local no olho, para diminuir o desconforto.
Como é feito o tratamento
O tratamento geralmente é feito com uso de antibióticos ou antifúngicos, para eliminar uma possível infecção por bactérias ou fungos. Esses remédios podem ser receitados na forma de colírios ou pomadas oftalmológicas e devem ser aplicados 2 a 3 vezes por dia, de acordo com as indicações do seu médico.
Ao começar a medicação, o paciente também pode utilizar colírios anti-inflamatórios ou até corticoides, assim diminuindo a inflamação e evitando o surgimento de mais cicatrizes na córnea, desta maneira diminuindo o desconforto, a visão embaçada e a sensibilidade à luz.
Caso a ferida esteja sendo causada por outra doença, deve-se tentar fazer o tratamento mais adequado para controlar a doença, pois é a única forma de evitar o desenvolvimento da doença, mesmo que seja usados os colírios anti-inflamatórios.
Em alguns casos, é necessário realizar uma cirurgia, onde a córnea lesionada é substituída por uma saudável.
Não deixe que a sua vista seja prejudicada por problemas que poderiam ser tratados precocemente. Ao sentir qualquer sintoma, procure seu oftalmologista e cuide da saúde dos seus olhos.
Ficou com alguma dúvida, fique à vontade para comentar, teremos o maior prazer em te responder. Se gostou desse blogpost, que tal compartilhar com o máximo de pessoas que você conhece? Assim você também estará ajudando outras pessoas a resolver seu problema.